quinta-feira, 11 de julho de 2013

RADICAIS LIVRE. O QUE É? E COMO PREVENIR?


Os radicais livres são produzidos naturalmente pelo organismo e, em quantidades normais, são naturalmente neutralizados. O problema ocorre quando a produção é acelerada: “Estresse, alimentação rica em frituras, tabagismo, exposição à radiação ultravioleta, a pesticidas e a aditivos químicos, entre outros fatores, aumentam a liberação dos radicais livres no nosso organismo.
O principal dano é o envelhecimento precoce celular e, com isso, o surgimento de Alzheimer, doenças autoimunes, neoplasias, aterosclerose, isquemia cardíaca, intestinal, renal, entre muitas outras.
Sabe aquela “ruga de preocupação”? É, de certa forma, o estresse também pode produzir rugas... A pele é o local onde a ação dos radicais livres fica mais visível. Você já percebeu que a pele de quem fuma, ou de quem se expõe muito ao sol, tem a aparência mais envelhecida, com mais rugas mais profundas?
Mas é possível virar esse jogo. Com algumas mudanças de atitude, uma vida mais saudável e até contando com a ajuda da ciência, podemos combater a ação dos radicais livres no organismo.
• Inclua alimentos antioxidantes no prato. Alimentos, ricos em vitaminas A, C e E, têm a capacidade de proteger o organismo dos radicais livres. São eles leguminosas, legumes e verduras.
• Beber 2 litros de água ao dia é fundamental para varrer as toxinas do organismo.
• Diga não ao cigarro e ao álcool, ou pelo menos reduza sua ingestão.
• Prefira os alimentos integrais. “Reduza a ingestão de açúcares simples”.
• Nutricosméticos podem ajudar. “Sua ação é reduzir a formação de rugas por combater os radicais livres”.
• Prefira cosméticos com antioxidantes.
• Pratique uma atividade física regular. “Os exercícios físicos de baixa e moderada intensidade, como caminhada e corrida, aumentam as defesas contra radicais livres, eles ‘varrem’ os radicais livres”, diz a médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário