quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Dietas Ricas em Fibras para Emagrecer

A fibra é uma das substâncias naturais mais utilizadas para emagrecer, por isso seu uso é recomendado em determinadas dietas para perder peso. Tais dietas têm o objetivo de reduzir o apetite e eliminar resíduos e toxinas do corpo que podem interferir com a perda de peso bem sucedida.

Se você ama vegetais, frutas e todos os alimentos de origem vegetal, as dietas ricas em fibras podem ajudar a com o processo de emagrecimento de maneira saudável.

Embora existam dois tipos diferentes de fibras, solúveis e insolúveis, em geral, o mecanismo de ação está relacionado com aumento da saciedade e eliminação de toxinas do corpo. Para alcançar isto, existem diferentes tipos de dietas.

Existem dietas mais restritivas e mais rápidas como a dieta de frutas, dieta de suco, a dieta de tomate e semente de linhaça, entre outras.

Estas dietas alcançam através da ingestão de fibra uma perda de peso em menos tempo. A desvantagem dessas dietas é o possível efeito rebote.

Há também ricos em fibras dietas como dieta vegetariana equilibrada ou fibra 35. Esta dieta é baseada no consumo de todos os tipos de alimentos ricos em fibras como vegetais, frutas, cereais integrais, leguminosas, sementes e frutos secos.

A dieta vegetariana, se feita corretamente, pode ser uma dieta completa, que também pode ajudar você a perder peso. A desvantagem é que esta dieta está associada a uma perda de peso gradual e lenta. Mas esta mesma desvantagem pode ser uma vantagem, já que a probabilidade de um efeito rebote é muito menor.

Dietas de fibra são ideais para perda de peso porque as vitaminas e minerais além de proporcionarem ao organismo tudo que ele necessita para funcionar corretamente, fornecem energia suficiente para realizar atividades diárias.

Finalmente, é importante notar que a fibra é um componente essencial orgânico no tratamento de doenças associadas à obesidade, como diabetes, dislipidemia, hipertensão e doença cardiovascular.